Simbologias são práticas dentro da cerimônia que tornam o casamento mais visível e participativo.
Eu sempre deixo como opcional aos casais, fazerem uma simbologia ou não, pois como o casamento é personalizado tudo será conforme eles escolherem.
RITUAL OU CERIMÔNIA DAS AREIAS
Simbologia utilizada pelos índios ou povos primitivos norte americanos e também por filipinos. Consiste em derramar areias coloridas em um pote transparente, criando a ideia da união de cores e manutenção da personalidade e individualidade do ser, e , enfatizando a impossibilidade de separação. Os textos trabalhados neste ritual invocam a construção de uma casa inseparável.
O Ritual ou cerimônia pode ser:
a) Parcial: Somente o casal.
b)Completo: Casal, Pais e Padrinhos. Na celebração completa é possível trabalhar toda a cerimônia dentro do contexto das cores, dos guardiões e das mensagens de cada momento. Muitos celebrantes adotam o critério das cores para falar criar suas falas enquanto se derramam as areias.
RITUAL DOS VINHOS
O casal mistura o vinho tinto com o vinho branco, nascendo assim o vinho rosê, o terceiro elemento que simboliza a família, a união e a força dos elementos.
Tudo isso ocorre com a leitura de um texto que exalta a união e a eternidade do casamento.
Mais de 4OO anos de simbolismo neste ritual francês. Esta é uma simbologia riquíssima, e sempre empolga por sua espiritualidade e elegância, convite a permanência e estabilidade emocional.
RITUAL DO PLANTIO
O plantio significa a união do casal naquele momento. Plantar uma flor ou uma árvore simboliza iniciar a construção de um sonhos juntos. A terra é a base, a estrutura, a força do casal. A água, utilizada para regar, significa o amor, o carinho e o cuidado que o casamento precisa a cada dia.
Depois da cerimônia, o casal leva a planta para casa e cuida dela como um símbolo da união